A Pátria Celestial, o Lar da Nossa Alma

14 de May de 2024
A Pátria Celestial, o Lar do Nosso Espírito

A noção de pátria vai além das fronteiras físicas de um país; é um conceito que evoca um senso de pertencismo, um lugar que é verdadeiramente o “lar” para onde voltamos. Por isso, para muitas pessoas, a pátria é um lugar onde se-encontra a paz. Então, será que o nosso espírito também tem uma pátria, aonde irá voltar? Se assim for, será que a pátria é nesta terra? A Bíblia nos ensina que a nossa pátria espiritual está no reino dos céus.

Somos Peregrinos na Terra

No livro de Gênesis, Jacó, que é um dos antepassados da fé, testificou que a sua vida nesta terra é como a de um peregrino.

Gênesis 47:8-9 “Perguntou Faraó a Jacó: Quantos são os dias dos anos da tua vida? Jacó lhe respondeu: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos; poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais, nos dias das suas peregrinações.”

Quando Faró perguntou a Jacó sobre a sua idade, Jacó respondeu que os anos de sua “peregrinação” foram cento e trinta anos. Através disso, ele testificou que a sua vida nesta terra – desde o nascimento até ao momento da morte – foi uma vida de peregrinação. Ele testificou da mesma maneira sobre os seus pais também. Ele disse que sua idade não atingiu aos anos da peregrinação de seus pais. Isso significa que os antepassados de Jacó também viveram como peregrinos nesta terra.

Podemos verificar o mesmo ensinamento no livro de Hebreus.

Hebreus 11:4-9, 13-14 “Pela fé, Abel […] Pela fé, Noé, […] Pela fé, Abraão, […] Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.”

Todos os antepassados da fé, como Abel, Noé e Abraão, testificaram que eram estrangeiros e peregrinos nesta terra. No entanto, todos eles viveram em carne como nós nesta terra. Isto nos mostra que, assim como eles, todos os seres humanos são estrangeiros e peregrinos na terra.

Nossa Pátria É o Reino dos Céus

Então, o que significa que estamos vivendo como estrangeiros e peregrinos nesta terra? Isso significa que este mundo não é a nossa pátria, o nosso lar. Então, onde está a nossa pátria?

Jesus, que veio do céu à terra há dois mil anos, para salvar a humanidade, testificou que o seu Reino não é deste mundo.

João 18:36 “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.”

Já que Jesus é Deus que veio do céu, ele testificou que o seu reino não é desta Terra. A Bíblia testifica que estávamos com Deus no céu antes de virmos a esta terra (ref. Pv. 8:22-30, Jó 38:1-4, 21). Ou seja, nós viemos do céu. Por esta razão, a Bíblia diz que a nossa pátria é uma pátria superior, isto é, celestial.

Hebreus 11:15-16 “E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. […]”

Aqui diz que, os antepassados da fé ansiavam por uma pátria melhor, uma celestial, preparada por Deus. Dessa maneira podemos entender que, mesmo que vivamos neste mundo, o nosso lar espiritual, a pátria de nossas almas é o eterno reino dos céus.

Portanto, sempre devemos ter em mente que a nossa pátria, na verdade, é no céu, e não nesta terra. Enquando vivemos neste mundo, vivemos como peregrinos. Mas, sempre devemos manter os nossos olhos fixos na esperança da glória que está por vir, que será no reino dos céus, quando voltarmos. Por isso, devemos nos esforçar para retornar ao reino dos céus, vivendo piedosamente de acordo com os ensinamentos da Bíblia.

Próxima Postagem