A Festa das Trombetas – O Tempo de Arrependimento

14.novembro.2018.
A Festa das Trombetas – O Tempo de Arrependimento

A Festa das Trombetas que se celebra no primeiro dia do sétimo mês, pertence ao terceiro tempo das festas anuais de Deus, às festas outonais. As festas do terceiro tempo são a Festa das Trombetas, o Dia da Expiação e a Festa dos Tabernáculos. Estas são coletivamente conhecidas como a Festa dos Tabernáculos.

Levítico 23:23-24 “Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação.”

10 dias antes de Moisés retornar ao acampamento, os israelitas se prepararam para a chegada dele, soando as trombetas e lembrando-se do seu arrependimento.

A ORIGEM DA FESTA DAS TROMBETAS

Depois de ter recebido de Deus os dez mandamentos, Moisés desceu do monte Sinai e foi aos israelitas. Logo que se aproximou do acampamento, Moisés viu a idolatria deles, adoração feita a um bezerro de ouro, e ficou irado. Com isso, lançou as tábuas de pedra à terra, e as quebrou.

Os israelitas perceberam os seus erros, e se arrependeram. Deus chamou Moisés ao monte Sinai para lhe dar as segundas tábuas de pedra. Moisés permaneceu novamente no monte durante quarenta dias e quarenta noites. 10 dias antes de Moisés retornar ao acampamento, os israelitas se prepararam para a chegada dele, soando trombetas e lembrando-se do seu arrependimento. Deus ordenou-lhes que celebrassem esses dez dias como a Festa das Trombetas; e o dia em que Moisés desceu do monte, como o Dia da Expiação (Êxodo 32-34).

Levítico 23:23-25 “Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação. Nenhuma obra servil fareis, mas trareis oferta queimada ao SENHOR.”

O SIGNIFICADO DA FESTA DAS TROMBETAS

A Bíblia nos explica que a lei do Antigo Testamento é uma sombra.

Hebreus 10:1 “Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.”

Em outras palavras, as leis estabelecidas na época de Moisés, incluindo a lei de Moisés, são profecias. No cumprimento destas profecias, um dia é contado como um ano (Ez. 4:6). Portanto, os dez dias da Festa das Trombetas representam a pregação de dez anos, a qual anuncia a segunda vinda de Cristo.

William Miller liderou o Movimento do Advento para a Segunda Vinda de Jesus de 1834 a 1844. Até o cumprimento do Dia da Expiação em 22 de outubro de 1844, durante dez anos, as pessoas pregaram sobre a segunda vinda de Cristo.

Deste modo, Deus cumpre sua obra usando até mesmo aqueles que não conhecem as festas solenes de Deus.

Lucas 19:40 “Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.”

A CELEBRAÇÃO DA FESTA DAS TROMBETAS HOJE EM DIA

Hoje em dia, a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial celebra a Festa das Trombetas de acordo com os ensinamentos de Cristo Ahnsahnghong. A Igreja oferece sinceras orações a Deus e prega o evangelho, a verdade da Nova Aliança durante dez dias até o Dia da Expiação. Visite a Igreja de Deus mais próxima e estude profundamente as festas solenes de Deus.