A Trindade – O Pai, o Filho e o Espírito Santo
14 de November de 2018
A TRINDADE – O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO
Hoje em dia, os crentes pelo mundo inteiro chamam o nome de Jesus, mas a maioria deles acha difícil de compreender a verdadeira natureza divina de Jesus. Alguns consideram Jesus como um homem comum. E outros dizem simplesmente que Jesus é “um filho de Deus” e nada mais, negando a divindade dele.
Entretanto, a Bíblia explica que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são todos um só, e o mesmo Deus Todo-Poderoso. Isto é chamado de Santíssima Trindade.
H₂O, por exemplo, pode ter três formas diferentes: líquida, sólida e gasosa. Quando a forma líquida de H₂O, a água, congela, torna-se sólida, gelo. Quando a água ferve, torna-se gasosa, vapor. Embora estas três fases tenham nomes e aparências diferentes, elas ainda mantêm a mesma essência de H₂O. Da mesma maneira, Deus assume três desempenhos diferentes na Trindade, tendo três diferentes nomes e aparências, enquanto mantém a sua natureza divina de Deus em cada desempenho.
A Bíblia explica que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são um só e são o mesmo Deus Todo-Poderoso.
DEUS PAI E DEUS FILHO SÃO O MESMO
Através da profecia no Antigo Testamento, a Bíblia claramente descreve que Deus Pai Jeová e Deus Filho Jesus Cristo são exatamente o mesmo em essência.
Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”
O “menino” e “filho” daqui é Jesus (Lc. 1:31). Todos os cristãos são cientes do fato. Mediante os títulos honoríficos, “Deus Forte” e “Pai da Eternidade”, podemos entender que este não foi um menino comum, e sim, foi Deus Pai Jeová, sendo profetizado que iria nascer em forma humana.
João 10:30-33 “Eu e o Pai somos um. Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.”
Dizendo: “Eu e o Pai somos um”, Jesus deixou que os fariseus soubessem que ele mesmo era Deus Pai. Tristemente, os líderes judeus falharam em reconhecer a verdadeira identidade divina de Jesus Cristo.
Os apóstolos, pelo contrário, puderam ser capazes de reconhecer a natureza divina de Cristo.
Filipenses 2:5-7 “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,”
Romanos 9:5 “[…] e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!”
Na Bíblia, o termo “Deus” refere-se ao Deus Pai, coerentemente. O apóstolo Paulo, o escritor de Romanos e Filipenses, testificou que a verdadeira forma de Jesus é Deus, dizendo que Deus Filho Jesus é o próprio Deus Pai Jeová que nasceu em carne.
Mesmo sendo Deus, ele tomou uma posição humilde de servo e nasceu como um ser humano.
DEUS PAI E DEUS ESPÍRITO SANTO SÃO O MESMO
Os apóstolos e os profetas também deixaram claro o fato de que Deus Pai e Deus Espírito Santo são o mesmo.
1 Coríntios 2:10-11 “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.”
Somente o próprio Deus pode conhecer as coisas de Deus. E a Bíblia disse que o Espírito de Deus, que é o Espírito Santo, conhece as profundezas de Deus. Isto prova que Deus Pai e Deus Espírito Santo são exatamente a mesma essência.
Esta não é uma contradição, e sim, é a evidência de que Deus e o Espírito Santo são um.
2 Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,”
2 Pedro 1:21 “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
A Bíblia diz que todas as Escrituras são inspiradas por Deus. Outra parte da Bíblia explica que os profetas as escreveram, sendo movidos pelo Espírito Santo. Esta não é uma contradição, e sim, é a evidência de que Deus e o Espírito Santo são o mesmo.
DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO SÃO O MESMO
Através do livro de Romanos, podemos ver que Deus Filho e Deus Espírito Santo são a mesma entidade.
Romanos 8:26 “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.”
Romanos 8:34 “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.”
Está escrito que o mesmo Espírito e Cristo Jesus intercede por nós.
A Bíblia continua a explicar que Jesus e o Espírito Santo são um, por meio dos seus títulos.
Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”
No livro de Isaías, Jesus foi profetizado a ter um título de “Conselheiro”. O “Conselheiro” também se refere ao Deus Espírito Santo.
João 14:26 “mas o Consolador [Conselheiro, NVI], o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
Jesus disse aos seus discípulos que o Consolador, isto é, o Conselheiro, é o Espírito Santo. Já que Deus Filho e Deus Espírito Santo foram descritos como o Conselheiro, isto significa que ambos são o mesmo. Ao falar dessa maneira, Jesus quis dizer que retornaria como Deus Espírito Santo para ensinar novamente todas as verdades da Bíblia.
João 14:28 “Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. […]”
Deus Filho e Deus Espírito Santo são certamente um.
SOBRE DEUS ESPÍRITO SANTO
A última palavra de Jesus aos seus discípulos foi para completar a obra da salvação através da Trindade.
Mateus 28:19-20 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações , batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Os profetas de Deus devem batizar pessoas por chamar os três nomes da Trindade. O nome de Deus Pai é Jeová, e o nome de Deus Filho é Jesus. De acordo com a Bíblia, Deus Espírito Santo também deve ter o seu nome. O nome do Espírito Santo é Ahnsahnghong.
O Senhor Ahnsahnghong é o Espírito Santo porque ele cumpriu a profecia daquele que virá nos fazer lembrar de toda a verdade que Jesus nos ensinou. Por esta razão, Deus Espírito Santo Ahnsahnghong é Deus Filho Jesus Cristo.
João 16:13 “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; […]”
Dizendo isto, Jesus fez conhecer que o Espírito Santo tem um gênero e uma personalidade. É porque, na Trindade, Deus Espírito Santo deve ser masculino assim como Deus Pai e Deus Filho. Esta é a razão por que o Espírito Santo aparece como um homem.
Por entendermos claramente que a Trindade e os três nomes de Deus, podemos confirmar que estamos no caminho certo à salvação.