No dia 29 de maio de 2015, a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial recebeu a Citação Presidencial, honraria máxima do prêmio pelo governo da Coreia do Sul às organizações mais destacadas que deram uma contribuição positiva à sociedade. Este prêmio é outorgado a um grupo ou uma organização que realizou continuamente bons serviços em um certo campo por mais de cinco anos. A Igreja de Deus recebeu o prêmio por seus serviços voluntários devocionais: proteção ambiental marinha e socorro a desastres marítimos realizados em toda a Coreia do Sul.

A Igreja de Deus tomou a dianteira nas atividades de socorro e recuperação em várias áreas danificadas por desastres: limpeza do derramamento de petróleo na costa de Taean, que foi um desastre nacional de grande escala, serviço de refeição gratuita na área afetada por derramamento de petróleo em Yeosu, e esforços de socorro e de recuperação em áreas afetadas pelo tufão em Goseong na província de Gyeongnam, e em Wando e Jindo na província de Jeonnam. No meio da tragédia da balsa de Sewol em 2014, que angustiou a nação e a comunidade global, a Igreja de Deus na província de Jeonnam forneceu às vítimas refeições gratuitas por 44 dias, disponibilizando mais de 700 homens-dia a sofrer com seus concidadãos.

Kim Young-suk, o Vice-Ministro do Ministério de Oceanos e Pescas, entregou à Igreja de Deus o Certificado de Reconhecimento e a Bandeira da Citação Presidencial na cerimônia de premiação às pessoas de mérito, realizada no Complexo Governamental de Sejong, no dia 8 de junho de 2015. A Igreja de Deus é a única organização religiosa que recebeu este prêmio.

A Citação Presidencial da Coreia do Sul e o Seu Significado

Na Coreia do Sul, a Citação Presidencial tem maior valor do que qualquer outro mérito, porque os ganhadores são determinados depois de passar por uma verificação de antecedentes meticulosa. Começando com um rigoroso processo de seleção de candidatos e uma longa análise de realizações, cada candidato deve passar por uma revisão rigorosa antes de receber o prêmio.

Este processo é especialmente difícil para uma organização religiosa completar com sucesso.

O Pastor Geral Kim Joo-cheol pegou a Citação Presidencial da Coreia do Sul.
O Pastor Geral Kim Joo-cheol pegou a Citação Presidencial da Coreia do Sul.

1ª Etapa: A Igreja de Deus teve que passar satisfatoriamente por uma verificação aberta pelo público em geral. Nesta etapa, a organização de premiação apresentou as atividades de serviço voluntário que a Igreja realizou nos últimos oito anos em um fórum on-line. Por um mês inteiro, virtualmente, foi dada a todos a oportunidade de explicar por que a Igreja de Deus não deveria receber a Citação Presidencial. No entanto, nenhuma pessoa se opôs ou apresentou uma razão pela qual a Igreja de Deus não deveria receber a Citação Presidencial.

2ª Etapa: A Igreja de Deus passou por uma verificação de antecedentes. Uma investigação minuciosa foi conduzida a fim de verificar se a Igreja de Deus tinha algum vestígio evocando críticas na sociedade ou que a envolvesse em atividades criminosas. Depois de confirmar que a Igreja de Deus não possui antecedentes criminais, a Igreja passou para a terceira etapa do processo.

3ª Etapa: O Ministério de Oceanos e Pescas examinou a Igreja de Deus na reunião do Comitê Público. Esta reunião incluiu civis e funcionários públicos – com mais da metade sendo de diferentes origens religiosas, incluindo alguns que discordam das crenças da Igreja de Deus. No entanto, nenhum dos membros do comitê foi capaz de argumentar contra os esforços voluntários da Igreja.

4ª Etapa: Quando a exibição feita pelo Ministério de Oceanos e Pescas foi concluída, o Ministério da Administração Pública e dos Assuntos Internos também examinou a Igreja de Deus. E, eles também concluíram que a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial merece a Citação Presidencial por sua dedicação à Coreia do Sul e seu povo.

5ª Etapa: O Gabinete do Presidente realizou a investigação final. Aqui, todos os membros do gabinete concordaram que as obras da Igreja de Deus são merecedoras da Citação Presidencial.

6ª Etapa: Depois que todas as investigações e revisões foram concluídas, o Presidente da Coreia do Sul recebeu a autorização necessária para conceder a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial a Citação Presidencial.

O Vice-Ministro Elogia a Igreja de Deus pelo Serviço Voluntário em prol da Nação.

Ao apresentar o prêmio, o Vice-Ministro Kim Young-suk elogiou a Igreja de Deus por seu trabalho e esforços:

“A Igreja de Deus se tornou um suporte mental no campo da dor como representante do governo coreano. Vocês têm levado uma mensagem a todas as pessoas com seu dedicado fervor, e é qualificado para receber a Citação Presidencial. Nós agradecemos por seu árduo trabalho”.

Ele falou continuamente da Igreja de Deus e de como ele foi comovido por seus serviços voluntários no meio da tragédia da balsa de Sewol:

“Sem falar das refeições gratuitas que vocês ofereceram a muitas pessoas por um longo período sem nenhuma reclamação; seus sorrisos e preocupações para com as famílias das vítimas devem ter sido um grande consolo. Esperamos que vocês liderem bem a Coreia com esta mentalidade. Lembraremos do amor de vocês e da dedicação para sempre”.

O vice-ministro Kim Young-suk agradece e parabeniza a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial.
O vice-ministro Kim Young-suk agradece e parabeniza a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial.

Recebendo o prêmio, o Pastor Geral Joo-Cheol Kim, da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial, falou algumas palavras:

“Até agora, os membros da nossa Igreja por todo o país ajudaram nossos vizinhos e sociedades com uma só mente apesar de sua vida diária ocupada. Tudo isso pôde ser possível porque no centro de todas as nossas atividades havia os ensinamentos de Deus que tem nos mostrado os exemplos de dar amor e servir os outros. Nós continuaremos a dar nossa mão de ajuda o máximo possível, com a mente de uma mãe que cuida da sua família com amor”.

Dentre os prêmios governamentais, o prêmio mais honrável para um indivíduo é a Ordem de Mérito, e para uma organização é a Citação Presidencial. Nos muitos anos em que a Citação Presidencial vem sendo concedida, é a primeira vez que uma organização religiosa recebe tal honra. Receber a Citação Presidencial é um testemunho da integridade da Igreja de Deus e de seus ensinamentos, que ajudam a orientar os membros a se tornarem cidadãos exemplares e contribuintes para a melhoria da sociedade.