A Festa dos Tabernáculos é a última das sete festas de Deus. Sendo a última do terceiro tempo das festas solenes, ela segue após a Festa das Trombetas e o Dia da Expiação. E, celebra-se do dia 15 até o dia 22 do sétimo mês segundo o calendário sagrado.

“Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao SENHOR, por sete dias. Ao primeiro dia, haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis. Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao dia oitavo, tereis santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; é reunião solene, nenhuma obra servil fareis.”

Levítico 23:33-36

br_tabernacles.jpg

A ORIGEM DA FESTA DOS TABERNÁCULOS

Depois de ter descido do monte Sinai com as duas tábuas contendo os dez mandamentos, pela segunda vez, Moisés explicou ao povo como edificaria um tabernáculo, o qual seria um santuário móvel para oferecer culto a Deus (Êx. 34:27-35).

Aqueles que se voluntariaram para construir o tabernáculo ofereceram diversos materiais para a construção. Durante sete dias, os israelitas trouxeram ouro, prata, linho e madeiras. Deus designou esses dias como a Festa dos Tabernáculos e ordenou que os israelitas a guardassem de geração em geração.

Para celebrar a construção do tabernáculo, os israelitas fizeram cabanas com ramos de árvores. Esta é a razão pela qual esta festa é também conhecida como a Festa das Cabanas.

O SIGNIFICADO DA FESTA DOS TABERNÁCULOS

temple_old-testament.jpg

Na Bíblia, os seres humanos são, às vezes, descritos como árvores (Jr. 5:14), e o povo de Deus, como materiais do templo (Ap. 3:12). Durante a Festa dos Tabernáculos, que também é chamada de Festa da Colheita, os materiais do templo são alegremente colhidos e apresentados a Deus; a verdade da Nova Aliança é pregada e aqueles que querem ouvi-la se reúnem para receber o Espírito Santo.

“No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; […]”

João 7:37-39

A CELEBRAÇÃO DA FESTA DOS TABERNÁCULOS HOJE EM DIA

Hoje, a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial celebra a Festa dos Tabernáculos de acordo com os ensinamentos de Cristo Ahnsahnghong.

Durante sete dias, aqueles que se voluntariam pregam para reunir os materiais do templo, as pessoas, e os oferecem a Deus.

E, no último e grande dia da festa, aqueles que creem se apresentam diante do Espírito e da Noiva e recebem o Espírito Santo.

“O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.”

Apocalipse 22:17