Muitas pessoas não estão familiarizadas com a respeito de Deus Mãe. Então, elas procuram entender a conexão entre ela e a salvação através da Bíblia. Com este propósito, Deus incluiu a história da família de Abraão na Bíblia. Por meio de Abraão, um dos antepassados da fé, Deus ensina ao seu povo a necessidade de Deus Mãe.

Abraão e Deus

Abraham's-Family,-The-necessity-of-God-the-Mother(2).jpg

Abraão é uma das figuras mais proeminentes do Antigo Testamento. Deus registrou a história da família de Abraão detalhadamente. Dentro da história da família de Abraão, há uma profunda profecia sobre aqueles que se tornarão herdeiros de Deus. Através desta parábola, Jesus revelou quem é Abraão e quem representa a sua família.

“Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.”

Lc. 16:19-24

Normalmente, as pessoas imaginam que serão levadas para o lado de Deus quando forem para o céu. No entanto, quando Lázaro morreu, Jesus disse que ele foi para o lado de Abraão. O homem rico, olhando para cima, viu Abraão no Céu e até o chamou de “Pai”. No entanto, Jesus ensinou estritamente que nosso único Pai espiritual é Deus Pai que está nos céus.

“A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.”

Mateus 23:9

Visto que Abraão representa Deus Pai, a família de Abraão representa a família de Deus.

Entendendo que um homem no céu não pode ser Deus, o fato do homem rico ter chamado Abraão de “Pai” indica claramente que Abraão representa Deus Pai. A Bíblia usa Abraão para representar Deus Pai em outros casos além desta parábola.

Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.”

Gálatas 3:7

Os que acreditam em Deus não devem ser conhecidos como filhos de Deus? Então, por que eles são chamados de “filhos de Abraão”? É porque, muitas vezes na Bíblia, Abraão representa Deus Pai.

Consequentemente, como Abraão representa Deus Pai, a família de Abraão representa a família de Deus. Deus escolheu a família de Abraão como um exemplo para demonstrar as características que os que creem devem possuir para serem escolhidos como filhos de Deus e herdarem o reino dos céus.

Os Três Candidatos da Família de Abraão

br_abragham.jpg

A família de Abraão possuía três candidatos com o potencial de herdar os bens de Abraão: Eliézer, Ismael e Isaque. No entanto, foi Isaque quem recebeu a herança da família no final. Sabendo o porquê Isaque foi escolhido como herdeiro de Abraão, podemos saber como nos tornarmos os herdeiros de Deus.

Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.”

Gênesis 15:2-4

Até aquele momento, Abraão não havia tido filho, então ele planejava fazer de seu servo, Eliézer, seu herdeiro. Deus respondeu a Abraão dizendo que ele teria um herdeiro gerado de seu próprio corpo. Em outras palavras, ele teria um filho próprio.

“Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão, a seu filho que lhe dera Agar, chamou-lhe Ismael. Era Abrão de oitenta e seis anos, quando Agar lhe deu à luz Ismael.”

Gênesis 16:15-16

Como a esposa de Abraão, Sara, não podia ter filhos e estava bem avançada em idade, ela recomendou que Abraão tivesse um filho com a serva dela, Agar. Abraão chamou seu filho recém-nascido de Ismael. Embora Ismael fosse filho de Abraão, ele não podia se tornar o herdeiro dele. Através do nascimento do segundo filho de Abraão, Isaque, podemos entender o motivo.

“Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti. Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência.”

Gênesis 17:18-19

De acordo com a lei de primogenitura dos israelitas daquela época, o filho mais velho deveria receber a herança da família. Ismael era o primogênito de Abraão, por isso ele deveria ter recebido a herança; mas não recebeu, ao invés disso, Deus permitiu que Isaque recebesse. Então, Isaque não foi escolhido de acordo com a lei de primogenitura, mas sim de acordo com a providência de Deus. Olhando para trás, Eliézer não poderia ter se tornado herdeiro de Abraão, porque Abraão e Sara não eram seus pais. Ismael, embora fosse filho de Abraão, não poderia ter se tornado o herdeiro porque sua mãe não era Sara. Finalmente, Isaque foi escolhido como herdeiro. Foi porque ele havia nascido de Abraão e da esposa de Abraão, Sara. A única diferença entre Ismael e Isaque era a mãe deles. Deus usou a linha materna para determinar o herdeiro de Abraão.

O Fator Decisivo para Se Tornar Herdeiro de Deus

A história detalhada da família de Abraão nos mostra como podemos herdar o reino dos céus. Assim como Isaque se tornou o herdeiro porque nasceu de Abraão e Sara, podemos nos tornar herdeiros de Deus quando nascemos de novo por meio de Deus Pai e Deus Mãe. Através da família de Abraão, Deus quis nos ensinar que Deus Mãe é o fator decisivo para nos tornarmos os escolhidos de Deus. A existência dela é necessária para nossa salvação.

Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe;”

Gálatas 4:26

Aqui, a palavra “nossa” se refere aos filhos de Deus que acreditam em Deus Mãe. Sara representa Deus Mãe, a Jerusalém celestial.

“Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque.”

Gálatas 4:28

Entre os três candidatos, Isaque se tornou o herdeiro de Abraão porque nasceu de Sara. Da mesma forma, aqueles que acreditam em Deus Mãe podem se tornar filhos de Deus que receberão a herança prometida do reino dos céus.