No dia 23 de junho, em apenas algumas horas, tempestades violentas atingiram o estado de Virginia Ocidental com chuvas torrenciais. Mais de nove centímetros da quantidade de chuva levou a inundações catastróficas repentinamente na maior parte do estado. Rio Elk que é um rio principal na Virgínia Ocidental foi inundado mais de 10m de altura, quebrando o recorde anterior de 9.8 metros estabelecido no ano de 1888.

Milhares de casas e outros edifícios foram destruídos, danificados ou até mesmo completamente varridos. E pelo menos 25 pessoas perderam suas vidas. Muitas das áreas afetadas passaram os dias sem energia, gás e água. Oitenta por cento do estado estava em estado de emergência.

No dia 26 de junho, voluntários da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial nos estados vizinhos imediatamente responderam à emergência na Virgínia Ocidental para ajudar com aos esforços de socorros.

Mas depois de ver a amplitude da destruição, eles perceberam que precisavam de mais ajuda. Mais de 260 voluntários decidiram passar seus tempos para ajudar a limpar Clendenin, WV, no fim de semana do Dia da Independência. Voluntários, divididos em pequenos grupos, foram de casa em casa para remover lama, escombros, placas de gesso danificadas pela água e outros materiais das casas, acumulando-os ao longo das ruas para que os lixeiros pudessem recolher e removê-los depois. O que os proprietários poderiam levado semanas ou até os meses para terminar, os voluntários foram capazes de cumprir rapidamente o trabalho em união.

Os voluntários da Igreja de Deus também montaram tendas com tema dos EUA e serviram um almoço saudável em tendas, eles também forneciam lanches para as vítimas das inundações e outros voluntários, e distribuíam alimentos não perecíveis, água potável, material de limpeza, artigos de higiene, brinquedos, fraldas e outros produtos; eles até fizeram pintura no rosto das crianças.

Após os esforços de socorros, um residente de Clendenin enviou uma mensagem aos voluntários da Igreja de Deus:

“Gostaria de expressar meus mais sinceros agradecimentos por toda a ajuda que seu grupo forneceu às vítimas das enchentes em Clendenin, WV, neste fim de semana. Eu sou um morador que teve o “prazer” de chafurdar na lama e no fedor com um de seus grupos enquanto limpava o porão e garagem inundados… Cheirava tão mal que eu só podia ficar no porão por pouco tempo e não conseguia almoçar perdendo apetite, mas vocês aguentaram isso e fizeram um ótimo trabalho. Eu sei que os moradores que vocês ajudaram agradeceram a vocês melhor do que eu posso expressar. E também comi o melhor cachorro quente preparado por seu grupo; o molho estava excelente. Por favor, me dê a receita. Mais uma vez, eu gostaria de lhes agradecer muito.”

Numa época em que os moradores estavam sobrecarregados com a perda, a tristeza e aparentemente o trabalho interminável à sua frente, os voluntários da Igreja de Deus trouxeram mãos de ajuda. E, mais importante de tudo, eles trouxeram a esperança para as vítimas através do amor da Mãe celestial.